Nessa sexta-feira, dia 10 de fevereiro, às 11h, haverá na sala Renée Gumiel uma palestra com o filósofo Amauri Ferreira. Esta ação não estava prevista anteriormente na programação, então por favor, quem puder, divulgue e apareça!!
PALESTRA: CORPO E DESEJO EM DELEUZE E GUATTARI
Sobre a palestra:
A obra de Gilles Deleuze (1925-1995) e Félix Guattari (1930-1992) é marcada por uma nova concepção do desejo, do corpo e do inconsciente. Como alternativa à concepção do desejo castrado (a ideologia da falta) e do corpo reduzido à sua realidade orgânica (o corpo utilitário), Deleuze e Guattari não dissociam o desejo do processo de produção do inconsciente, um puro processo esquizofrênico de descodificação e de desterritorialização, que funciona independentemente de qualquer interpretação. Esse processo implica a produção do corpo sem órgãos, isto é, de um corpo intensivo que se exprime através das conexões dos órgãos do corpo. É desse processo que o capitalismo se apropria, reprimindo o desejo e o corpo sem órgãos, para poder se constituir (a esquizofrenia como limite do capitalismo), reduzindo o desejo, o corpo e o inconsciente ao império da representação.
Sobre o palestrante:Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos e palestras em diversos espaços. É autor dos livros "Introdução à Filosofia de Spinoza" (Editora Quebra Nozes) e "Introdução à Filosofia de Nietzsche" (Editora Yellow Cat Books). É também autor dos artigos "Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa", "Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche" (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e "Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido" (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae).
A Companhia de Danças de Diadema realiza, de outubro/2011 a março/2012, o projeto NO MOVIMENTO DAS ALAMEDAS, contemplado pelo edital de Ocupação da Sala Renée Gumiel 2011. Acontecerão espetáculos, performances, oficinas, residências artísticas e grupos de estudos em espaços internos e externos da FUNARTE-SP. Convidados: Núcleo de Dança Luís Ferron e Ponto de Cultura Trançando as Pernas (grupos Danceato; Coletivo MR - Dança, Pessoas, Corpos e Criação; Corpo da Vez; Black White Crew e Art’e...).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário